segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vito - Cultura Sertaneja e Maracatu Rural


Cultura Sertaneja


Sertão
O sertão abrange o Norte de Minas Gerais, o Sudoeste da Bahia, o Sul do Tocantins e o Nordeste de Goiás. No sertão, a começar pelo solo e clima, tudo é adverso, o que o torna uma região hostil. O sertanejo é o “expert” da sua realidade. Conhece profundamente a flora e fauna, ele sobrevive porque é uma raça forte.

O sertanejo nasce da miscigenação de europeus, índios e negros. Os jesuítas, os vaqueiros e os bandeirantes foram os primeiros habitantes brancos que migraram para a região. Deram origem aos tipos populares que compõem o sertão: o beato, o cangaceiro e o jagunço. Ali estão todos, com suas vestes características, seu apego às tradições mais remotas, o sentimento religioso levado até o fanatismo e o seu exagerado senso de honra.
Sertanejos




Tanto o cangaceiro quanto o jagunço são guerreiros. Homens de armas. O cangaceiro age em bando e por conta própria, vive como andarilho pelo deserto, obedecendo às leis do chefe do bando. O jagunço muitas vezes age sozinho. Protege alguém, que tanto pode ser um coronel como uma pessoa com quem tem uma dívida de honra. O fazendeiro dos sertões vive no litoral, longe de suas propriedades; quem cuida de suas terras é o vaqueiro, de fidelidade assombrosa e submissão inconsciente e servil.

A cultura do sertanejo é marcada pela lida com o gado, modo de vida simples e não consumista, observado na organização da família, nas vestimentas, nas festas religiosas, na religiosidade marcante, na alimentação com seus pratos típicos: a paçoca, o quibebe, o pão de queijo. Na música, destacam-se ritmos populares tais como coco, xaxado, samba de roda, baião entre outros ritmos.


Maracatu Rural


Caboclo da Lança
O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.


O Maracatu Rural mais antigo é o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em 1918 e a sede permanece no mesmo lugar, no Engenho do Cumbe, Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco.

Maracatu Rural uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. É conhecido também por Maracatu de Baque Solto.

O cortejo do Maracatu Rural diferencia-se dos outros maracatus por suas características musicais próprias e pela essência de sua origem refletida no sincretismo de seus personagens. A orquestra é formada por instrumentos de percussão e sopro transmitindo sonoras simbologias.
Maracatu
O Maracatu Rural significa para seus integrantes algo a mais que uma brincadeira: é uma herança secular, motivo de muito orgulho e admiração. É formado por pessoas simples, principalmente por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, também bordam golas de caboclo, cortam fantasias, enfeitam guiadas, relhos e chapéus; dedicando-se ao bem mais valioso que possuem: a cultura.



Bibliografia




Nenhum comentário:

Postar um comentário