segunda-feira, 13 de maio de 2013

Domínio Amazônico!

·     Biografia de Chico Mendes

        Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, nasceu em Xapuri, no dia 15 de dezembro de 1944 e morreu também em Xapuri, dia 22 de dezembro de 1988. Era filho do migrante cearense, Francisco Alves Mendes e de Maria Rita Mendes. 

Foi um seringueiro, sindicalista, ativista ambiental e revolucionário brasileiro.  Dedicou sua vida em defesa do meio ambiente.  
     


Principais Momentos da sua vida:

·        1975 – É fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Chico Mendes aceitou o convite para ser secretário geral da instituição. 

·        1976 – A partir desse ano participou das ativamente das lutas dos seringueiros para impedir o desmatamento através dos “empates”, que são manifestações pacíficas em que os seringueiros protegem as árvores com seus próprios corpos. E começou a organizar os seringueiros para lutarem em defesa da posse de terra.

·        1977 – Participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Neste mesmo ano, foi eleito vereador pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

·        1978 – Começou a receber ameaças dos fazendeiros locais, descontentes com sua atuação sindical.

·      1980 – Participou da fundação dos Partidos dos Trabalhadores (PT), tornando-se dirigente do partido no estado do Acre. Neste mesmo ano, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional a pedido de fazendeiros da região, que o acusavam de envolvimento no assassinato de um capataz de uma fazenda. Foi absolvido por falta de provas
.
·        1981 – Tornou-se presidente do Sindicato de Xapuri.

·       1982 – Candidatou-se a deputado estadual pelo PT, porém não conseguiu eleger-se.

·      1985 – Organizou o 1º Encontro Nacional de Seringueiros. Participou da fundação do CNS (Conselho Nacional dos Seringueiros). Participou da proposta da “União dos Povos da Floresta”, que previa a união dos interesses dos seringueiros e indígenas na defesa da floresta amazônica.

·        1987 – Recebeu em Xapuri uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas), mostrando a devastação causada na floresta amazônica por empresas financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Após levar as denúncias ao senado dos Estados Unidos, o BID suspendeu os financiamentos a estas empresas.

·        1987 – Recebeu vários prêmios na área de ecologia e meio ambiente em função de sua luta em defesa da floresta amazônica e de seus povos nativos. O mais importante destes prêmios foi o “Global 500”, entregue pela ONU.

·        1988 – Participou da criação das primeiras reservas extrativistas no Acre. Foi eleito suplente da direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) durante o 3º Congresso Nacional da CUT.

·        22 de dezembro de 1988 – Chico Mendes foi assassinado na porta de sua casa. Deixou esposa (Ilzamar Mendes) e dois filhos pequenos (Sandino e Elenira). 
·         

 Isabela Santos - 07

·     Projeto SIVAM

O projeto SIVAM é uma rede de coleta e processamento de informações sobre o domínio amazônico para eliminar a duplicação dos esforços que existe hoje, adequando-se á utilização dos meios e recursos disponíveis para a realização das tarefas, respeitando as competências institucionais.


Em 1990 a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e o Ministério da Aeronáutica e da Justiça apresentaram á Presidência à verdadeira situação da Amazônia.  A Presidência decidiu determinar o que cada um deveria fazer para proteger aquele território e promover o seu desenvolvimento sustentável.
O Ministério da Aeronáutica deveria implantar o SIVAM, integrado ao Sistema de Proteção da Amazônia, a fim de promover as ferramentas para o bom funcionamento do SIVAM.

A Aeronáutica estabeleceu as bases e centros de vigilância a partir do dia 28 de Julho de 1997 e até 1999 o Brasil já teria recebido todos os equipamentos importados necessários e os levados para a Amazônia, mas somente nos três anos seguintes eles seriam instalados e integrados, contando então, cinco anos após o dia 28 de Julho de 1997 fizeram um cronograma de implantação:

·        No primeiro ano: Foram elaborados projetos de edificações, foi feito um levantamento de campo e iniciou-se o desenvolvimento do software e produção de equipamentos.

·       No segundo ano: Foram contratadas e iniciadas as obras civis, continuou-se o desenvolvimento do software, iniciou-se o recebimento em fábrica dos equipamentos e terminou-se o upgrade no INPE.
-
·        No terceiro ano: Terminaram-se as obras civis em Manaus e Brasília, iniciaram-se as instalações de equipamentos nas áreas de Manaus e Brasília e continuou-se com o recebimento de sensores.

·        No quarto ano: Terminou-se o desenvolvimento do software, das instalações em Manaus e Brasília, a produção dos equipamentos e recebimento em fábricas e iniciaram-se as instalações em Porto Velho e Belém.

·       No quinto ano: Terminou-se as instalações em Porto Velho e Belém, o recebimento em campo de equipamentos, a integração das áreas de Manaus, Brasília, Porto Velho e Belém, e terminaram-se as integrações.

O SIVAM possibilita até hoje o controle de espaço aéreo amazônico e de seus recursos, sendo eles, hídricos, florestais, minerais e da biodiversidade. Ele ainda beneficiou órgãos como o INPE e o Inmet na parte de aumentar a qualidade das previsões meteorológicas.

Tainara Vitória - 26

·      Rio Amazonas e suas características

O Rio Amazonas, localizado na América do Sul, é o segundo rio mais extenso do mundo. A Amazônia, que tem a maior bacia de drenagem do mundo, com cerca de 7 050 000 quilômetros quadrados, responsável por cerca de um quinto do fluxo pluvial total do mundo.
O Amazonas tem sua origem na nascente do rio Apurímac, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, no norte brasileiro. 


Centro da maior bacia hidrográfica do mundo, ultrapassando os 7 milhões de km², a maior parte do rio está inserida na planície sedimentar Amazônica, embora a nascente em sua totalidade seja acidentada e de grande altitude. Marginalmente, a vegetação ribeirinha é, em sua maioria exuberante, predominando as florestas equatoriais da Amazônia. A área coberta por água no rio Amazonas e seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110 000 km² estão submersos, enquanto que na estação das chuvas essa área chega a ser de 350 000 km². No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 50 km durante as chuvas.

Área de drenagem

        A Bacia Amazônica, a maior bacia de drenagem do mundo, cobre cerca de 40% da América do Sul uma área de aproximadamente 7.050 mil quilômetros quadrados. O rio Amazonas e seus afluentes são caracterizados por extensas áreas de mata que ficam inundadas a cada estação chuvosa. Todo ano o rio sobe mais de 9 metros, inundando as florestas circundantes, conhecida como várzeas.
A Amazônia é responsável por cerca de 20% da água doce da Terra, que entra no oceano. O rio empurra uma pluma grande de água doce no oceano. A pluma é de cerca de 400 km de comprimento e entre 100 e 200 km de largura. A água doce, sendo mais leve, substitui o oceano salgado, diluindo a salinidade e alterando a cor da superfície do oceano por uma área de até 1.000.000 de quilômetros quadrados.

                                    Biodiversidade

Mais de um terço de todas as espécies no mundo vivem na Floresta Amazônica, uma gigante floresta tropical e bacia hidrográfica com uma área que se estende mais de 5 400 000 hm². É a mais rica floresta tropical do mundo em termos de biodiversidade. Há mais de 2.100 espécies de peixes atualmente.
Isabella Silva - 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário