segunda-feira, 13 de maio de 2013

2ºBimestre/Larissa Souza e Tainara Santiago/Domínios Morfoclimáticos(Domínio dos Mares de Morros e Banhado)/ 13/05.


O Domínio dos Mares e Morros
O domínio dos Mares e Morros corresponde à área original da mata Atlântica.
"Mares e Morros" é referencia ao relevo que marca a paisagem, formando por uma sucessão de morros arredondados - relevo mamelonar, esculpidos sobre rochas cristalinas e revestidos originalmente por extensa cobertura florestal.
A exploração desse domínio começou pela extração do pau-brasil. Atividades Econômicas avançaram sucessivamente sobre esse domínio  como o cultivo da cana-de-açúcar, a exploração do ouro e de pedras preciosas, o cultivo do cafe, a expansão da agropecuária e mais tarde, a exploração de madeira, que era a utilizado como fonte de energia.
Hoje ocupa apenas 7% da área original e sua biodiversidade, comparável á da floresta Amazônica  A maior parte das especies da fauna e flora brasileiras ameaçadas de extinção é originaria da mata Atlântica.
A bacia do Parana forma o maior conjunto de água do núcleo dos mares e morros, cujos rios formadores atravessam releve acidentado.A construção de eclusas e barragens, a ocupação das margens dos rios por habitações  e atividades agrícolas modernas,o uso do agrotóxicos e abusos químicos o despejo de efluentes industriais e domésticos explicam a alteração dos recursos de alguns rios e da qualidade das águas  A retirada da cobertura da floresta deixou os solos desprotegidos e acelerou os processos erosivos.







Área-9.100 hectares/Bioma-Mata Atlântica/Localização-São José dos Campos
Sobre APA
Esta APA foi criada pela Lei Estadual nº 11.262 de 8 de novembro de 2002, com o objetivo de proteger a planície de inundação do Rio Paraíba do Sul. Os perímetros desta APA correspondem a uma vasta planície aluvial, formada por sedimentos transportados pelo Rio Paraíba do Sul, onde estão presentes muitos meandros abandonados e terraços, compondo um cenário totalmente integrado à paisagem urbana de São José dos Campos.A maior parte da área é ocupada por pastagens destinadas à pecuária extensiva, além de áreas de culturas temporárias e reflorestamento.
Compete à fiscalização do meio ambiente o cumprimento da legislação federal, estadual e municipal para preservação das APAs - Áreas de Proteção Ambiental de São José dos Campos, que engloba a APA de São Francisco Xavier, a APA do Banhado, Jaguari/Rio do Peixe (região norte) e APA de Jambeiro (abaixo da Carvalho Pinto), e das APPs - Áreas de Preservação Permanente, localizadas em zona urbana e rural, que representam um limite ao redor de nascentes, rios e cursos  d'água, onde não pode haver qualquer tipo de obra ou intervenção humana. A atuação também contempla todo o território do município no combate às queimadas, desmatamento, corte ou poda ilegal de árvores, descarte clandestino de entulho e fontes de poluição da água e do ar.O monitoramento pelos agentes públicos é constante, mas a fiscalização pode também ser motivada por denúncias por meio do serviço 156 da Prefeitura. O trabalho tem a ajuda da tecnologia, por meio de fotos e imagens aéreas e de satélite e softwares de geoprocessamento, que conferem mais agilidade e eficácia ao processo .

Banhado
O banhado é, sem dúvida, a mais formidável lembrança que pode ter quem visita a cidade de São Jose dos Campos. Não é por outro motivo que foi elevado a nobre condição de cartão postal. Condição que, ironicamente, se torna preocupante: um meio dinâmico como o Banhado, um ambiente pluri dimensional tratado como algo estático, uma cena fotográfica, uma lembrança 10 x 15, com duas dimensões apenas.
O banhado está sento destruído! Esta afirmação goza de unanimidade generalizada e perigosa, como todas. Uma constatação inquestionável e comungada por todos que o conhecem. Assim, este trabalho tem como objetivo contribuir para uma compreensão do Banhado como patrimônio ambiental e paisagístico, identificando algumas feições a serem consideradas numa caracterização.







Nenhum comentário:

Postar um comentário