segunda-feira, 13 de maio de 2013

Domínio da caatinga e aspectos gerais



   LEONARDO MOREIRA N°14

A caatinga é um ecossistema do bioma da Savana, que só ocorre no Brasil. Seu clima é semi-Árido. Caracterizado por longos períodos de seca e chuvas em épocas aleatórias... A falta de umidade faz com que as plantas tenham raízes lingas que chegam até os lençóis freáticos para conseguirem água. Sua flora é composta basicamente de gramíneas  vegetação arbustiva e cactos. Em sua fauna existem muitos lagartos e mamíferos grandes, mas não faltam aves e anfíbios.
 A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
  Como conseqüência desta degradação, algumas espécies já figuram na lista das espécies ameaçadas de extinção do IBAMA . Outras, como a aroeira e o umbuzeiro, já se encontram protegidas pela legislação florestal de serem usadas como fonte de energia, a fim de evitar a sua extinção . Quanto à fauna, os felinos ( onças e gatos selvagens), os herbívoros de porte médio ( veado catingueiro e capivara ), as aves ( ararinha azul , pombas de arribação ) e abelhas nativas figuram entre os mais atingidos pela caça predatória e destruição do seu habitat natural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário