segunda-feira, 13 de maio de 2013


Domínios Morfoclimáticos da Caatinga

Clima semi-árido e seus aspectos

Características:
O clima semi árido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico (pouco volume de nuvens causando assim uma baixa probabilidade de chuva ), temperatura elevada com média de 27°C, e as chuvas são escassas e irregulares.Uma outra característica do clima semi-árido brasileiro é a presença de sais nos solos, precipitados pela evaporação intensa, o que inibe a produtividade agrícola.




















Onde o clima semi-árido se encontra no mundo:

Os povos do México, Peru, Bolívia, Venezuela (América), Senegal, Sudão, Quênia, Tanzânia, Namíbia (África), Arábia Saudita, Índia, Birmânia, Tailândia (Ásia) também vivem em regiões que possuem clima semi-árido.







Clima semi-árido no Brasil:

O clima semi-árido está presente no Brasil nas regiões Nordeste e Sudeste. Corresponde a uma área de 982.563,3 quilômetros quadrados (11% do total do território).O clima semi árido é típico do interior do Nordeste, região conhecida como o Polígono das Secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Sofre a influência da massa tropical atlântica que, ao chegar à região, já se apresenta com pouca umidade. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (super úmida) chega ao litoral norte de Região Nordeste e atinge o sertão, causando chuva intensa nos meses de fevereiro, março e abril.










Desertificação:
A exploração inadequada dos solos faz com que 68% do clima semi-árido nordestino esteja em processo grave de desertificação (fenômeno que corresponde à transformação de uma área num deserto).


Um vídeo aula sobre o assunto:




Bibliografia:



Nome:Wagner Graciano Junior       n° 31   2° A

Nenhum comentário:

Postar um comentário